sábado, 28 de março de 2009

Livro: NA COR DA PELE de Júlio Emílio Braz

Sinopse

Esse livro aborda as contradições de um dos pilares da identidade brasileira: A mistura de raças.
Por meio da narrativa do dia de formatura de um jovem negro, o autor discute o preconceito de cor, muitas vezes disfarçado na atitude tipicamente brasileira de celebrar a mestiçagem. O texto de Júlio Emílio Braz mostra que nossa suposta democracia racial é marcada por malabarismos lingüísticos e atitudes racistas, que tendem a embranquecer ou mesmo a tornar a cor da pele "invisível".
E o que dizer quando o próprio protagonista da história entra em conflito consigo mesmo quando percebe que ele também acha a cor da pele de sua família escura demais, e se sente incomodado com os dreadlocks das primas e as boinas jamaicanas do tio?

3 comentários:

  1. Eu estou lendo este livro e ele é muito bom,pois fala sobre o preconçeito e muito mais,estou gostando de ¨viajar¨nessa história...Esse livro é ótimo para quem gosta de livros que mechem com os sentimentos...

    ResponderExcluir
  2. É muito bom este livro,
    como minha amiga Sarah disse é bom para quem gosta deste tipo de leitura..
    Eu recomendo ele

    ResponderExcluir
  3. Como meus amigos Sarah e Cassiano disseram é ótimo para as pessoas pensaram muito antes de agir com o preconceito pense duas vezes, e esse livro mostra muitos caminhos.
    Eu recomendo ele para todos

    ResponderExcluir